cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

VGN-FZ21M ....Upgrade para Windows7

profile.country.pt_PT.title
margonal
Explorador

VGN-FZ21M ....Upgrade para Windows7

Olá a toda a comunidade Vaio.

Vou tentar ser o mais explicito possivel pois a minha linguagem de informática é um tanto ou quanto rudimentar. O meu problema é o seguinte:

Possuo um Sony Vaio modelo VGN-FZ21M ( Windows Vista Home Premium), há cerca de 3 anos e meio e há algumas semanas teve uma avaria na gráfica, problema esse prontamente resolvido através da extensão da garantia (mais 2 anos) dada pela marca (tenho de os elogiar pela  eficácia no meu caso pessoal).

Por esse motivo foi o portátil revertido para as configurações de fábrica e claro todos os programas e as aplicações pessoais foram á vida. Agora recebi-o com as configurações originais de quando o adquiri, pelo que vou voltar a ter uma trabalheira enorme até o "pôr" como antes de avariar.

Acontece que tenho em meu poder o Windows 7 e aqui começam as minhas dúvidas.

Devo aproveitar o facto de ter de começar a instalar todos os programas de novo e fazer o upgrade para esta ultima versão do Windows? ou por outro lado deixar ficar tudo como está?

No caso de optar pela actualização, o que me aconselham? Instalação de raiz ou apenas o upgrade? qual a diferença entre a primeira e a segunda?

Outra questão: se optar por fazer a instalação de raiz do windows 7, passando pela formatação do disco, posso alguma vez reverter para o actual sistema, no caso de alguma coisa não correr como esperado?

Devo informar que não sendo iniciante, também não possuo conhecimentos muito profundos em informática, pelo que fico dependente do grau de dificuldade inerente á instalação do sistema operativo.

São muitas dúvidas e é por isso que eu estou nesta indecisão. actualizar ou manter?

Agradeço antecipadamente o tempo disponibilizado e as vossas respostas.

Cumpts.

Marcas (1)
8 RESPOSTAS 8
V57...
Participante

Caro margonal,

Tenho esse modelo com o Windows 7 Ultimate instalado...

Atenção: o upgrade (Vista para Windows 7 apenas é possível com uma versão Windows 7 de 32-bits; no caso de uma instalação limpa (instalar o Windows 7 de raíz, aconselho também o Windows 7 de 32-bits)

Tem 2 hipóteses...

1 - Upgrade com o Windows 7

2 - Instalação nova com o Windows 7

1 - Para fazer o upgrade, tem de possuir um dvd do Windows 7 com a mesma versão ou superior (do Windows Vista que tem instalado)...

Para fazer o upgrade, tendo em conta que acabou de receber o portátil, basta colocá-lo como veio de origem...

Faça todas as actualizações do Windows Vista e do Vaio Update...

Não instale nesta fase os "seus" programas...convém fazê-lo quando tiver o Windows 7 instalado...

Se tiver programas que vieram com o seu Vaio e não os pretende usar, aproveite para os desinstalar...

Para os desinstalar, utilize o Revo Uninstaller e não o Adicionar/Remover Programas do Windows...

Se pretender desinstalar o antívirus, utilize o desinstalador próprio da marca...

Depois disto, introduza o Dvd do Windows 7 e faça o upgrade...muito provavelmente, vai-lhe aparecer uma notificação a dizer que a placa gráfica não é compatível...

Saia da instalação, reinicie o portátil e comece o update...o update, vai-lhe demorar quase 1 hora...

Depois da instalação concluída, vai ficar uma pasta no Disco C:\ com o nome Windows.old...(antigo sistema operativo - Windows Vista)...

Pode apagar esta pasta...para a apagar na totalidade, tem de utilizar o Unlocker, por exemplo...comece por apagar as sub-pastas...isto implica algumas reinicializações do Vaio...até apagar completamente essa pasta...

Posto isto, poderá começar a fazer as actualizações do Windows e instalar os seus programas...

Nesta situação. todos os programas que tinha previamente instalados no seu Vaio, irão funcionar normalmente com excepção de algumas actualizações do Vaio Update pois o mesmo está preparado para fazer actualizações para o Windows Vista...

A partição oculta manteve-se e se algum dia tiver algum problema, estará lá para colocar o seu Vaio como veio de origem (Windows Vista)...

2 - Instalação nova com o Windows 7....

Neste caso, quando fizer a instalação, tem a opção de apagar a partição oculta ou mantê-la...(pode apagà-la mais tarde)...

Não terá acesso à grande maioria do software que vinha com o seu Vaio nem o poderá instalar posteriormente já que o mesmo não está disponível para download...

O Windows 7 irá instalar quase todos os drivers necessártios...

Terá de instalar os utilitários da câmara, em modo de compatibilidade com o Windows Vista...

Os cartôes (SD e Memory Stick), terão de ser instalados através do Gestor de periféricos

As teclas especiais terão de ser instaladas com os utilitários do link da Sony, em modo de compatibilidade com o Windows Vista...

Não tenho aqui o FZ, mas salvo erro, há 2 teclas que deixarão de funcionar...AV e S1...que não tem grande importância...

Não poderá instalar o Battery Checker da Sony...tendo de ser substituído pelo Battery Care, por exemplo...

Quanto a vantagens, o Windows 7 é bastante mais leve e mais rápido...

Qualquer dúvida, disponha...

Cumprimentos

margonal
Explorador

Bom dia V57

Agradeço desde já a prontidão da sua resposta que está muito esclarecida.

Apenas me ficou uma dúvida, talvez por eu não ter sido bem explicito e é esta:

Qual a diferença entre fazer uma instalação nova com o windows7, ou fazer o upgrade para este sistema?

Pelo que eu entendi é bem menos complicado fazer o upgrade. Então quais são as vantagens da instalação de raiz?

Obrigado pela sua disponibilidade

Cumprts

V57...
Participante

Caro margonal,

Sem dúvida que fazer o upgrade é ligeiramente mais fácil...para além de não ter que se preocupar com outras instalações (teclas especiais e mais alguns drivers)...

Acresce a isto que o software pré-instalado continuará a funcionar sem se preocupar com a sua substituição...

No entanto, não deixa de ser uma instalação de um sistema operativo sobre um outro...

Para mim, é como "fazer uma reparação de uma peça usada...em vez de substituí-la"...

Embora com o upgrade tudo funcione, com uma instalação nova do Windows 7, o portátil é mais rápido, vê-se livre de todo o software desnecessário, ganha algum espaço no disco, etc, etc...

Se se sente à vontade, aconselho-o a fazer uma instalação de raíz...se não, faça o upgrade...

Cumprimentos

margonal
Explorador

Caro V57

Agradeço a sua ajuda e disponibilidade.

A versão do windows 7 que possuo é a versão "Enterprize". Não sei se é compatível com o windows vista home premium que está instalado no portátil, para efeitos de upgrade.

No entanto mesmo não estando muito á vontade para fazer a instalação de raiz, acho que vou experimentar esta iinstalação.

Se tiver dificuldades nalgum ponto, terei sempre este forum para me socorrer.

Um muito obrigado, pelas ajudas dispensadas

Message was edited by: margonal

Message was edited by: margonal

V57...
Participante

Caro margonal,

Nunca experimentei fazer um upgrade com a versão Enterprise mas presumo que não haja problema...

Não se esqueça que não deve apagar a partição oculta...

Boa sorte com essa instalação de raíz...

Cumprimentos

margonal
Explorador

Caro V57

Com a sua chamada de atenção, para ter cuidado em não apagar a partição oculta (o que eu quero evitar a todo o custo), surgiu-me outra duvida:

Ao formatar o disco para instalar o Windows 7, não apago também a partição oculta?

Este passo deixa-me com algumas duvidas tipo: a partição oculta aparece visivel, juntamente com aquela onde está instalado o Windows Vista, quando se inicia a instalação de modo a poder escolher qual a que quero formatar?

Estou um pouco confuso na altura de formatar, com o que me vai aparecer.

Desculpe lá mais este incomodo

Obrigado

V57...
Participante

Caro margonal,

Era apenas uma chamada de atenção...no início da instalação aparecem-lhe as partições disponíveis...

Normalmente, aparecem 3 partições:

1 - a mais pequena, reservada ao sistema;

2 - uma intermédia, com cerca de 10 Gb, que é a partição oculta e

3 - a partição maior, com cerca de 180 Gb...

Estes valores dependem do tamanho do disco...mas será mais ou menos isto...

Não tem que enganar...escolha a partição C:\....

Em baixo à direita tem uma opção..Opções da unidade...formate a partição C:\ e comece a instalação...

Cumprimentos

V57...
Participante

Só un "à parte"...:smileywink:

Se não tiver um outro computador à mão...convinha que tivesse um cabo de rede para ligar o Vaio à internet...pois vai precisar de baixar drivers e utilitários e muito sinceramente não me recordo se o wireless irá funcionar sem o respectivo utilitário...

Ou então poderá fazê-lo previamente e colocar os drivers e utilitários num disco externo, pen ou cd...

Cumprimentos